O Agente de Desenvolvimento tem suas
funções determinadas pela Lei Complementar nº 128/2008 e tem como objetivo
auxiliar no processo de implementação e continuidade dos programas e projetos
contidos na Lei
Geral das Micro e Pequenas Empresas.
Entretanto,
o papel do agente e sua influência positiva no município vão muito além das
atividades relacionadas à Lei Geral.
A expectativa
é que o agente desempenhe um papel de coordenação e continuidade das atividades
para o desenvolvimento sustentável, juntamente com o poder público municipal e
lideranças do setor privado local.
O agente
deve ter a capacidade de planejar, executar e articular as políticas para
implementação da Lei Geral no município, além de criar uma mobilização em prol
do desenvolvimento local.
A capacidade
de planejar estrategicamente, interagir com as lideranças e negociações devem
vir acompanhadas de um conhecimento básico e crescente sobre desenvolvimento,
suas práticas e princípios e de conhecimentos específicos como planejamento
estratégico, técnicas para moderação de grupos, negociação e solução de
conflitos, elaboração e gestão de projetos etc.
Grande parte
desses conhecimentos deve ser adquirida através da rede de articulação do
Governo Federal e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas
(Sebrae) em parceria com entidades municipalistas e a Rede de Agentes de
Desenvolvimento.
A Rede
proporciona um “intercâmbio de experiências” entre os próprios agentes e a
troca de conteúdo é determinante para o engajamento do representante escolhido
para o desenvolvimento das atividades.
O que
veremos adiante são alguns passos importantes para quem deseja começar uma
empresa sólida e auxiliar aqueles que fazem parte do corpo estratégico
organizacional.
Missão;
Visão;
Valores;
Objetivos
Organizacionais;
Planejamento
Estratégico Organizacional.
MISSÃO
A
missão representa a razão da existência de uma organização. Significa a
finalidade ou o motivo pelo qual a organização foi criada e para que ela deva
servir. Uma definição da missão organizacional deve responder a três perguntas
básicas:
Quem
somos nós?
O que
fazemos?
Por
que fazemos o que fazemos?
A missão funciona como o propósito orientador
para as atividades da organização e para aglutinar os esforços dos seus
membros. Serve para clarificar e comunicar os objetivos da organização, e seus
valores básicos e a estratégia organizacional.
VISÃO
É a imagem que a organização tem a
respeito de se mesma e do seu futuro. É o ato de ver a si próprio no espaço e
no tempo.
O termo visão é utilizado para descrever
um sentido claro do futuro e a compressão das ações necessárias para torná-la
rapidamente um sucesso. A visão representa o destino que a empresa pretende
transformar em realidade.
A
visão estabelece uma identidade comum quanto aos propósitos da organização para
o futuro, a fim de orientar o comportamento dos seus membros quanto ao destino
que a organização deseja construir e realizar.
A
falta de uma visão dos negócios é profundamente prejudicial, pois desorienta a
organização e os seus membros quanto às suas prioridades em um ambiente mutável
e competitivo.
VALORES
São os compromissos e princípios éticos nos quais a organização baseia a
sua conduta.