O Agente de Desenvolvimento tem suas funções determinadas pela Lei Complementar nº 128/2008 e tem como objetivo auxiliar no processo de implementação e continuidade dos programas e projetos contidos na Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas.
  Entretanto, o papel do agente e sua influência positiva no município vão muito além das atividades relacionadas à Lei Geral.
  A expectativa é que o agente desempenhe um papel de coordenação e continuidade das atividades para o desenvolvimento sustentável, juntamente com o poder público municipal e lideranças do setor privado local.
  O agente deve ter a capacidade de planejar, executar e articular as políticas para implementação da Lei Geral no município, além de criar uma mobilização em prol do desenvolvimento local.
  A capacidade de planejar estrategicamente, interagir com as lideranças e negociações devem vir acompanhadas de um conhecimento básico e crescente sobre desenvolvimento, suas práticas e princípios e de conhecimentos específicos como planejamento estratégico, técnicas para moderação de grupos, negociação e solução de conflitos, elaboração e gestão de projetos etc.
  Grande parte desses conhecimentos deve ser adquirida através da rede de articulação do Governo Federal e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em parceria com entidades municipalistas e a Rede de Agentes de Desenvolvimento.


  A Rede proporciona um “intercâmbio de experiências” entre os próprios agentes e a troca de conteúdo é determinante para o engajamento do representante escolhido para o desenvolvimento das atividades.

O que veremos adiante são alguns passos importantes para quem deseja começar uma empresa sólida e auxiliar aqueles que fazem parte do corpo estratégico organizacional.

Missão;
Visão;
Valores;
Objetivos Organizacionais;
Planejamento Estratégico Organizacional.
  
MISSÃO

A missão representa a razão da existência de uma organização. Significa a finalidade ou o motivo pelo qual a organização foi criada e para que ela deva servir. Uma definição da missão organizacional deve responder a três perguntas básicas:
Quem somos nós?
O que fazemos?
Por que fazemos o que fazemos?
  A missão funciona como o propósito orientador para as atividades da organização e para aglutinar os esforços dos seus membros. Serve para clarificar e comunicar os objetivos da organização, e seus valores básicos e a estratégia organizacional.

VISÃO

É a imagem que a organização tem a respeito de se mesma e do seu futuro. É o ato de ver a si próprio no espaço e no tempo.
O termo visão é utilizado para descrever um sentido claro do futuro e a compressão das ações necessárias para torná-la rapidamente um sucesso. A visão representa o destino que a empresa pretende transformar em realidade.
  A visão estabelece uma identidade comum quanto aos propósitos da organização para o futuro, a fim de orientar o comportamento dos seus membros quanto ao destino que a organização deseja construir e realizar.
  A falta de uma visão dos negócios é profundamente prejudicial, pois desorienta a organização e os seus membros quanto às suas prioridades em um ambiente mutável e competitivo.


VALORES



         São os compromissos e princípios éticos nos quais a organização baseia a sua conduta.